Escribe el tema que buscas en este blog

jueves, 14 de agosto de 2014

Brasileiro ganha principal prêmio em Matemática: Artur Avila

Brasileiro ganha principal prêmio em Matemática: Artur Avila


Compartir en facebook
Pesquisador é o primeiro latino-americano a receber o prêmio
Hoje pela manhã (13/8), na abertura do Congresso Internacional de Matemáticos 2014, em Seul, na Coreia do Sul, um jovem brasileiro recebeu a mais alta distinção da matemática em todo o mundo, a Medalha Fields, que pela primeira vez está sendo concedida a um matemático de país latino-americano. Artur Avila Cordeiro de Melo mora atualmente em Paris, onde é pesquisador sênior do Instituto de Matemática de Jussieu-Paris Rive Gauche, do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS, na sigla em francês). Com 35 anos o carioca Avila, que também é pesquisador do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), recebeu a nomeação para o prêmio concedido pela União Internacional de Matemática em reconhecimento às notáveis contribuições de seu trabalho sobretudo em sistemas dinâmicos e análise.
Realizado a cada 4 anos desde 1897, quando aconteceu pela primeira vez em Zurique, na Suiça, o Congresso Internacional de Matemática reúne cerca de 3000 matemáticos de todo o mundo. No evento deste ano, que acontece entre os dias 13 e 21 de agosto, também concedeu a Medalha Fields a três outros matemáticos. Martin Hairer, da Áustria, Manjul Bhargava, americano-canadense, e Maryam Mirzakhani, do Irã, primeira mulher a receber a condecoração, todos com menos que 40 anos de idade, receberam a medalha e um prêmio no valor de 10 mil euros (cerca de R$ 31 mil) cada.
Pesquisa básica e gestão
A presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena B. Nader, manifestou bastante entusiasmo com a notícia do premiado brasileiro, e acredita que essa é uma importante demonstração de que o País tem ciência de qualidade internacional, mas que é preciso investir e acreditar. “Artur Avila trabalha com pesquisa básica em matemática, o que não resulta em aplicações imediatas. No entanto é um trabalho que poderá se traduzir em aplicações práticas em diversas áreas em futuro próximo. E isso reforça a necessidade de investirmos e muito em pesquisa básica em nosso País, sobretudo se quisermos ter universidades de classe mundial, o que ainda não temos,” afirma a presidente da entidade.
Para Nader, a Medalha Fields recebida por Artur Avila deve ser também motivo de muito orgulho para o IMPA, instituição que, como organização social (OS) pode ser considerada como um modelo de gestão. “A forma de gerir o IMPA, um modelo de organização social que deveria ser seguido por outros institutos de pesquisa no Brasil, tem permitido a mobilidade de cientistas, pesquisadores e estudantes, em um fluxo que elevou a instituição ao reconhecimento e a um intenso intercâmbio internacional", comenta Helena e conclui: “O nosso modelo de gestão da universidade pública está ultrapassado, contaminado pela burocracia excessiva e por diversos outros problemas. Por conta disso, podemos estar perdendo muitos outros talentos, que não conseguem se sobressair em um sistema caduco. Vamos considerar a premiação merecida do Artur Avila como um chamamento para uma revisão radical em todo o nosso sistema educacional, do ensino fundamental ao superior, e sobretudo na gestão das universidades.”

Artur ganó la medalla de Oro en la X OIM celebrada en Chile y organizada por la OEI. Además tiene los siguientes premios en Olimpíadas

- Bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) em 1992;
- Ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática em 1993, 1994 e 1995;
- Prata na Olimpíada de Matemática do Cone Sul em 1994;
Ouro na Olimpíada Ibero-americana de Matemática (OIM), Olimpíada de Matemática do Cone Sul e Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) em 1995;

 

O premiado
Artur Avila Cordeiro de Melo nasceu no Rio de Janeiro, em 1979. Aos 16 anos, ganhou a medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática no Canadá, vencendo 411 oponentes de 72 países.
Desde então, ainda cursando o ensino básico, o carioca passou a frequentar as disciplinas da pós-graduação do IMPA, onde concluiu seu mestrado junto com o ensino médio. Assim, Avila não cursou graduação e foi direto para o doutorado no IMPA, sob a orientação do cientista Welington de Melo.
Com 19 anos, já trabalhava ativamente em sua tese de doutorado na teoria de sistemas dinâmicos, concluída em 2001, quando partiu para um pós-doutorado na França. De 2003 a 2008, teve uma posição permanente no Centro Nacional de Pesquisa Científica, em Paris, e em 2008 tornou-se o mais jovem matemático promovido a diretor de pesquisa daquela instituição. Desde 2009, ocupa simultaneamente uma posição de pesquisador no IMPA, dividindo seu ano entre as duas instituições.
Seus principais trabalhos científicos estão relacionados à teoria de renormalização, que desempenhou um papel fundamental na física de partículas e deu a Richard Feynman o Nobel de Física de 1965, e em física estatística, área em que Kenneth Wilson foi contemplado com o Nobel de 1982.
Segundo Welington de Melo, essa teoria foi introduzida na matemática, especialmente em sistemas dinâmicos, em 1978, pelos físicos Feigenbaum e Coulle-Tresser - a hipótese que formularam atraiu a atenção de muitos matemáticos importantes. Avila tem contribuições fundamentais em várias sub-áreas de sistemas dinâmicos, bem como em análise matemática, principalmente na teoria espectral dos operadores de Schrödinger, assunto de grande interesse na física.
Em dezembro de 2013, Avila foi eleito como membro titular da Academia Brasileira de Ciências, tendo tomado posse em maio de 2014. Para o presidente da ABC e matemático Jacob Palis - que foi orientador de Welington de Melo - "o prêmio do Artur representa uma maravilhosa contribuição à matemática e a ciência do Brasil".
O matemático brasileiro já recebeu outros prêmios relevantes como a Medalha de Bronze do CNRS e o Prêmio Salem 2006, o Prêmio da Sociedade Europeia de Matemática em 2008, e em 2009, o Prêmio Jacques Herbrand da Academia de Ciências da França, que é concedido a cada 2 anos a matemáticos talentosos e jovens com até 35 anos de idade.

(Ascom SBPC, com informações do CNRS e de Elisa Oswaldo-Cruz Marinho, da Academia Brasileira de Ciências – ABC)

No hay comentarios:

Publicar un comentario

SPOTS (Entradas) del blog